Tratamentos de Endodontia na Clínica Eikon Odontologia Especializada
O que é tratamento de canal?
Os dentes têm uma estrutura relativamente simples:
• O esmalte, que é sua camada mais externa e dura;
• A dentina, que também é calcificada e fica abaixo do esmalte;
• E a polpa, um tecido mole que fica no centro do dente, repleto de vasos sanguíneos e onde fica o nervo.
O tratamento de canal, na realidade, é a limpeza e desinfecção do espaço interno do dente, que se estende por canais internos, chamados de canais radiculares, por conta da raiz dentária. É preciso remover a parte da polpa comprometida e depois preencher e selar o dente. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta, ela é removida, e o espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido. Esse procedimento veda o canal.
Estando a polpa infectada ou morta, se não for tratada, pode resultar em consequências maiores, como um abcesso por exemplo, causando dor e inchaço, ou até mesmo levar à perda do elemento dentário.
O tratamento de canal geralmente é indicado em casos de cáries em processo avançado, traumas dentários ( agudos ou crônicos) ou para finalidade protetiva.
Todo o procedimento é feito com anestesia local. Durante o tratamento, não deve doer. Claro, infecções muito graves podem não garantir a mesma tranquilidade, mas, de maneira geral, o paciente não sente nada.
Portanto, longe de ser um problema, o tratamento de canal é, na verdade, a solução mais eficaz de restauração e preservação de um dente que pode estar comprometido.
É importante lembrar que toda definição do tratamento deve ser muito bem orientada e bem planejada pelo seu cirurgião dentista. Tire todas as dúvidas possíveis e procure um profissional de sua confiança.